Gestão de Empresas: Como Começar a Exportar

Publicado:

A gestão de empresas envolve a constante procura por novas formas de crescimento. Quando não existe mais espaço para crescer dentro do mercado nacional, as empresas procuram começar a exportar.

Iniciar o processo de exportação envolve, em primeiro lugar, um enorme planeamento. É preciso perceber quais os países de destino nos quais a empresa deve investir e se tem capacidade produtiva para o aumento de encomendas.

As empresas portuguesas devem começar por apostar nos países da União Europeia, como a Alemanha. Graças à livre circulação de bens e pessoas dentro da UE torna-se mais fácil começar a exportar para os Estados-membros.

A Alemanha é um excelente exemplo de destino. Este país apresenta uma economia em constante crescimento e é uma porta aberta para outros destinos, dentro e fora da Europa.

Como começar a exportar: alguns conselhos

Mas vamos ao mais importante! Antes de dar este passo é necessário ter em conta alguns aspetos. A SELEKTPT vai explicar-lhe quais são os pontos essenciais a analisar antes de começar a exportar.

. Estude o mercado

Antes de iniciar o processo de exportação é importante que conheça o mercado de destino! Não se esqueça que as diferenças culturais podem fazer toda a diferença.

. Encontre os parceiros certos

Entrar num mercado novo sem ter parceiros de referência pode complicar todo o processo de exportação. Antes de dar este passo procure empresas desse país que possam ter interesse em colaborar consigo.

. Perceba como pode estar presente no mercado

Feiras, exposições e diretórios de empresas online são apenas algumas das formas de estar mais próximo do público de um país. Perceba em que eventos e locais pode estar presente para dar a conhecer a sua marca.

. Estude as normas e certificações do país

Algumas normas e certificações mudam consoante o país. Antes de começar a exportar é importante perceber que documentos necessita para que tudo corra como planeado.

Estes são apenas alguns dos fatores a ter em conta. É importante que as empresas portuguesas não decidam começar a exportar sem analisar primeiro cada um destes aspetos.

Como já referimos, a Alemanha é um dos destinos mais promissores para os negócios portugueses. Embora existam algumas barreiras, a SELEKTPT tem a solução ideal para a sua empresa!

Ao subscrever os nossos planos, a sua empresa fica automaticamente com um pé no mercado alemão. Começar a exportar para a Alemanha não podia ser mais fácil!

Todos os planos SELEKTPT incluem um perfil internacional – traduzido em alemão e inglês – que estará presente no nosso diretório de empresas. Este diretório e apresentado as empresas alemãs.

Para além disso, a nossa equipa é constituída por especialistas que conhecem e vão ajudá-lo a perceber as normas e certificações necessárias para tornar este sonho realidade!

 

Compre o bilhete de ida para os seus produtos até à Alemanha!

Quer saber mais sobre a SELEKTPT e como o podemos ajudar a começar a exportar?

Pesquisar