Conselhos para começar a exportar para a Alemanha

Publicado:

Quando o mercado nacional já não permite que as empresas continuem a crescer, a solução passa por apostar na exportação. É nesta altura que se levanta a dúvida: em que mercado investir? A resposta certa e a Alemanha, claro!

Exportar para a Alemanha pode trazer uma série de vantagens para as empresas portuguesas, especialmente para pequenas e médias empresas.

Inúmeras oportunidades

O mercado alemão apresenta um elevado número de oportunidades de negócio para as empresas portuguesas.

Economia em crescimento

A Alemanha tornou-se a maior potência económica europeia. O crescimento constante e sustentável torna este país o parceiro ideal.

Porta aberta para outros países

Exportar para a Alemanha pode ser uma oportunidades das empresas e produtos portugueses entrarem noutros mercados.

Estas são apenas três vantagens de exportar para a Alemanha! Portugal, enquanto Estado-membro da União Europeia, goza da vantagem da livre circulação de bens dentro deste espaço.

Então, porque não começar a exportar para a maior economia da Europa?

Mas antes de decidir dar este passo leia isto:

Conselhos para começar a exportar para a Alemanha

1. Mantenha a atitude certa

Começar a exportar para a Alemanha ou para qualquer outro país implica sair da sua zona de conforto. Antes de dar este passo na vida da sua empresa, comece por perceber se está com a atitude certa. É necessário que esteja comprometido a 100% com este investimento. Tem de estar disposto a aceitar riscos para conseguir crescer e cumprir o seu objetivo.

2. Faça o diagnóstico da sua empresa

Um dos maiores erros das pequenas e médias empresas é quererem dar um passo maior do que a perna. Embora a exportação para a maior economia europeia seja uma ideia tentadora, primeiro é necessário analisar a sua empresa.

O seu produto é indicado para a exportação? Mais importante, a sua empresa está preparada para aumentar a produção?

Só depois de responder a estas questões com certezas absolutas é que deve passar ao próximo passo.

3. Estude o mercado

O terceiro passo para começar a exportar para a Alemanha passa por fazer um estudo de mercado. É essencial que conheça o mercado! Só assim vai conseguir saber se realmente os seus produtos e serviços são necessários no mercado alemão e em que cidades/regiões apostar.

4. Prepare a sua equipa

Os recursos humanos são uma parte essencial de qualquer empresa. Por isso mesmo, é necessário que a sua equipa esteja preparada para este passo que exige, muitas vezes, esforços de ambas as partes.

5. Encontre os parceiros certos

Iniciar um novo projeto profissional requer sempre ter os parceiros certos a seu lado. Começar a exportar para a Alemanha não é exceção!

A SELEKTPT é o parceiro que precisa para conquistar o mercado alemão! A nossa equipa vai acompanhar cada passo para garantir que os clientes alemães encontram o seu negócio e que todas as normas são cumpridas.

Para além disso, a SELEKTPT tem todas as ferramentas que precisa para conseguir visibilidade na Alemanha. O nosso diretório de empresas vai ser a sua montra no mercado alemão!

Curioso?

A nossa equipa vai explicar-lhe todos os serviços e ferramentas que podem ajudar a sua empresa a exportar para o mercado alemão!

Pesquisar