Exportações Alemãs Sustentam o Crescimento Económico em 2017

Publicado:

As exportações alemãs estão na base do crescimento económico deste país durante o terceiro trimestre de 2017.

As primeiras estimativas apontam para um crescimento de 0,8% do PIB alemão durante o terceiro trimestre de 2017. Este balanço é feito em comparação com o período anterior, o segundo trimestre.

Este crescimento da economia alemã supera as expectativas anteriormente avançadas pelos analistas. Se estas expectativas se realizarem, este será o oitavo ano consecutivo de crescimento para a Alemanha.

Segundo os especialistas existem duas razões que estão na base do crescimento durante o terceiro trimestre: as exportações e investimentos.

O terceiro trimestre da economia alemã

As informações avançadas pelo gabinete federal de estatística mostram que a economia alemã cresceu 0,8% durante o último trimestre. Estes dados colocam a economia germânica a caminho do maior crescimento anual em seis anos.  

Durante o terceiro trimestre de 2017, os gastos do governo mantiveram-se inalterados, enquanto os gastos privados diminuíram 0,1%.

No entanto, no mesmo período, o investimento das empresas em equipamentos aumentou 1,5%. Já as exportações alemãs subiram 1,7% e as importações 0,9%.

As exportações alemãs neste período

Apesar de todos os riscos e instabilidade externa, as exportações alemãs continuam a apresentar valores de destaque.

Em colaboração com o semanário Wirtschaftswoche, o instituto IFO mediu a confiança nas exportações alemãs. Os resultados mostram que este indicador voltou a subir no mês de outubro. Esta é a terceira subida consecutiva, com a confiança alemã a atingir o valor mais elevado dos últimos dez anos.

O indicador de confiança combina o valor real externo da moeda única, ou seja, a competitividade nos preços da economia exportadora, com o sentimento em relação ao consumo e os negócios nos principais países com quem a Alemanha estabelece relações comerciais.

Apesar do terceiro trimestre de 2017 ainda não ter acabado, as encomendas ao setor transformador já ultrapassam em 4,2% as do período anterior. As novas estimativas apontam para um crescimento de 5,2% face ao segundo trimestre de 2017.

Estimativas de 2017 e previsões para 2018

Desde o início do ano, os especialistas consultados pela Bloomberg já reviram oito vezes em alta o crescimento alemão. As previsões atuais apontam para um crescimento de 2,2% da economia alemã.

O banco central alemão – Bundesbank – já antecipou que o aumento das exportações alemãs e o crescimento da confiança vão continuar a garantir um crescimento económico sólido.

Para 2018, as perspetivas continuam a ser otimistas. Apesar da instabilidade internacional, como o Brexit e a governação de Trump, os analistas continuam a apostar na evolução positiva da economia alemã.

Pesquisar