Exportações Alemãs atingem novo recorde em 2017

Publicado:

As exportações alemãs foram um dos pontos que suportou o crescimento da economia deste país durante o último ano. No total, este indicador subiu 6,3% em 2017!

Em 2017, as exportações alemãs atingiram um novo recorde. Durante o ano passado, este valor atingiu quase os 1,3 biliões de euros, o que representa um crescimento de 6,3% em 2017.

Tal como as exportações, também as importações alemãs subiram em 2017, atingindo um valor inédito. No total, a Alemanha importou produtos que situam um pouco acima de 1 bilião de euros. No que toca às importações, o crescimento foi de 8,3% face ao ano anterior.

Estes dados foram avançados pela Destatis, a agência de estatísticas alemã. A mesma avança que o superávit diminuiu pela primeira vez em oito anos. Em 2017, este excedente situou-se nos 244,9 mil milhões de euros.   

As exportações alemãs e o balanço económico de 2017

As exportações alemãs foram um dos indicadores que contribuíram para o crescimento económico em 2017. Este foi o oitavo ano consecutivo de crescimento para a economia germânica.

Durante o ano passado, a Alemanha teve um crescimento económico de 2,2%. No total, este país acabou 2017 com um excedente orçamental de 5,3 mil milhões de euros. Este foi, então, o quarto ano consecutivo em que a economia alemã não contraiu qualquer dívida.

Apesar do crescimento das exportações alemãs ser inferior ao das importações, existiram outros indicadores que ajudaram ao crescimento económico. O consumo público e o investimento em bens de equipamento subiram em 2017.

Segundo os dados avançados pelas entidades alemãs, as famílias gastaram mais 2% durante o último ano. Já o investimento em equipamentos e maquinaria subiu 3,5%.

Analisando as importações e exportações alemãs, concluímos que o comércio externo teve um contributo de 0,2% no crescimento do PIB alemão em 2017.

A economia alemã em números

Excedente orçamental

mil milhões de euros

Exportações alemãs

biliões de euros

Importações alemãs

bilião de euros

Pesquisar