Os resultados do segundo mês de 2017 continuam a trazer boas notícias para a economia da Alemanha. As exportações e importações alemãs subiram durante o mês de fevereiro, mais um indicador positivo de crescimento.

No mês de fevereiro, a Alemanha exportou bens no valor de 102,3 mil milhões de euros e importou 82,4 mil milhões de euros.

Este balanço mostra que a maior potência da Europa acabou mais um mês com a um excedente da balança comercial positivo.

Estes dados foram avançados pelo Instituto de Estatística Alemão. A mesma fonte afirma que, com base nos resultados provisórios, as exportações e importações alemãs cresceram comparativamente ao período homólogo. Os dados avançados mostram que, em comparação a fevereiro de 2016, as exportações alemãs cresceram 3,1%. Já no que toca às importações alemãs, o crescimento foi de 3,7%.

Quando comparado com o primeiro mês de 2017, as exportações subiram 0,8%. No entanto, o valor das importações desceram, num total de 1,6%.

Feitas as contas, a economia alemã fecha o mês de fevereiro com um excedente de 19,9 mil milhões de euros. No mesmo período do ano de 2016, o excedente era de 19,8 mil milhões de euros.

 

Exportações e importações alemãs dentro da UE

Em fevereiro de 2017, a Alemanha exportou 61,2 mil milhões de euros para os estados-membros da União Europeia. No mesmo período, o mercado alemão também absorveu 54,7 mil milhões de euros das exportações dos países da UE.

Quando comparado com o período homólogo, as exportações e importações alemãs dentro da União Europeia cresceram. As exportações alemãs para os estados-membros subiram 2,9%. Já as importações alemãs cresceram 2,6%.

Os valores das exportações e importações alemãs dentro da Zona Euro também cresceram no segundo mês de 2017. No total, a Alemanha exportou 38,2 mil milhões de euros para a Zona Euro, mais 3,5% do que no ano anterior. Por outro lado, as importações cresceram 2,6%, com a Alemanha a importar um total de 37,1 mil milhões de euros dentro da Zona Euro.

Já para os países da União Europeia que não pertencem à Zona Euro, a Alemanha exportou 23 mil milhões e importou 17,7 mil milhões de euros. O crescimento, em comparação ao período homólogo, foi de 1,8% e 2,5%, respetivamente.

 

Exportações e importações alemãs fora da UE

Mas os países fora da União Europeia também têm um papel importante para o crescimento da economia alemã. As exportações e importações alemãs para estes países também sofreram um aumento durante o mês de fevereiro.

No total foram exportados bens no valor de 41,1 mil milhões de euros. Este valor significa um crescimento de 3,4% face ao mesmo mês do ano anterior.  Já as importações cresceram 6,1%, com um total de 27,7 mil milhões de euros em bens importados pela Alemanha.

 

Estas informações, avançadas pelo Instituto de Estatística Alemão, mostram o constante crescimento da economia alemã. Para além de ter aumentado o valor de exportações e importações, a Alemanha conseguiu fechar o mês de fevereiro com um excedente de 19,9 mil milhões de euros!

 

Quer que a sua empresa comece a exportar para o mercado alemão?

 

Fale connosco!