A Alemanha é, há vários anos consecutivos, a maior potência comercial dentro da União Europeia – UE. A nível mundial, o mercado alemão ocupa o terceiro lugar, tanto em exportações como importações. A Alemanha tem uma relação comercial com vários países, o que ajuda a manter esta posição.
Explorando de forma mais pormenorizada o mercado alemão, podemos perceber que o país é responsável por gerar 20,7% do PIB dentro da UE, ocupando o quarto lugar enquanto economia mais competitiva a nível mundial. Ainda dentro da União Europeia, a Alemanha é o principal destino das vendas de 16 dos 28 países membros. Já a nível de compras, é o principal importador para 18 dos Estados-membros.
O lado português da relação comercial
Mas, é importante perceber como é que a Alemanha é importante para o crescimento económico de Portugal. No que toca a terras nacionais, este país ocupa o terceiro lugar como principal destino de exportação. Já no que se refere a importações, a Alemanha ocupa o segundo lugar.
Embora Portugal importe mais do que exporte para a Alemanha, este continua a ser um país extremamente importante para a economia nacional. Segundo os dados do INE – Instituto Nacional de Estatísticas -, em 2015, as exportações de bens e serviços para a Alemanha cresceram 6,3%, relativamente ao período homólogo. Isto representa mais de oito milhões de euros.
Ainda em 2015, o mercado alemão absorveu 11,8% do total de bens e serviços exportados em Portugal. No mesmo ano, este país forneceu 13% dos bens e serviços importados.
Analisando de uma forma mais específica, percebemos que existem quatro categorias que se destacam nas exportações portuguesas para este país. Maquinaria, material de transporte, químicos – que inclui plásticos e borracha – e vestuário e calçado representam 75,4% das exportações.
Estudos apontam que a Alemanha é um dos países que Portugal deve explorar para aumentar o volume de exportações. A uma economia estável e em crescimento junta-se as boas condições de negócio. Segundo o relatório anual do banco mundial Doing Business, a Alemanha ocupa a 15ª posição dos melhores países para fazer negócios.
Tudo isto aponta, para que a Alemanha seja e continue a ser um países que mais ajuda o nosso país a crescer.