Portugal e Alemanha contam já com uma longa relação comercial. A maior potência da União Europeia tem sido uma forte influência no crescimento económico de Portugal. E esta relação comercial manteve-se durante o ano de 2016.
A Alemanha tem mantido a sua posição enquanto terceiro maior cliente de Portugal. O mercado alemão é ultrapassado apenas por Espanha e França no que toca a destinos das exportações nacionais.
Só em 2016, o mercado alemão absorveu 8,255 milhares de euros das exportações portuguesas. Isto representa 11,63% do total de 50,301 milhões de euros exportados por Portugal.
Apesar de ser um valor significativo para Portugal, isto representa apenas 0,61% das importações feitas pela Alemanha.
Já no que toca a importações, a Alemanha voltou a manter a segunda posição no ranking português. Portugal importou um total de 8,255 milhares de euros da Alemanha. Este valor representa 13,52% das importações feitas a nível nacional.
Estes valores mostram que a relação comercial entre Portugal e Alemanha se mantém forte.
Só no primeiro mês deste ano, Portugal já exportou um total de 524 milhões de euros para a Alemanha. No outro lado da relação comercial, o nosso país já absorveu 734 milhões de euros da economia alemã.
A relação comercial entre Portugal e Alemanha em 2015
Em 2015, a Alemanha já tinha tido um importante papel na recuperação económica de Portugal.
Segundo os dados partilhados pelo Instituto Nacional de Estatísticas, em 2015 as exportações nacionais para a Alemanha cresceram 6,3%. O mercado alemão absorveu, neste ano, 11,8% dos bens e serviços exportados por Portugal.
As exportações portuguesas para a Alemanha tiveram uma pequena descida de 2015 para 2016.
Mas, com a SELEKTPT aumentar os valores deste indicador económico vai ser mais fácil. A nossa plataforma oferece as ferramentas que as empresas portuguesas precisam para conseguir exportar com sucesso para o mercado alemão. Juntos podemos continuar a trabalhar nesta relação comercial!