A relação comercial entre Portugal e Alemanha já não é uma novidade. Em 2016, esta relação fortaleceu-se e o nosso país contribuiu para o crescimento da economia alemã.
Portugal ocupa o 31º lugar tanto nas exportações como importações alemãs.
Em 2016, Portugal comprou um total de 8,255 milhares de euros à economia alemã. Apesar dos portugueses ocuparem o 31º lugar no ranking dos clientes da Alemanha, este país representa a segunda maior fonte de importações para a economia nacional. No total, a economia germânica representa 13,52% das importações portuguesas.
Já no que toca às exportações nacionais, a Alemanha é o terceiro maior cliente nacional. A economia alemã importou um total de 5,852 milhares de euros de Portugal em 2016. No entanto, a economia portuguesa representa apenas 0,61% das importações feitas pela Alemanha.
A diferença das posições nos rankings das duas economias ajuda a perceber a dimensão do mercado alemão. Enquanto, no caso português, a economia alemã representa o 2º das importações e 3º das exportações, no caso alemão, Portugal ocupa apenas o 31º lugar para as duas métricas.
A dimensão colossal do mercado alemão é um dos motivos para este ser tão atrativo para as empresas portuguesas que querem começar a exportar.
Previsões de crescimento da economia alemã e portuguesa
Tanto no caso portugues como no caso alemão, está previsto um crescimento da economia em 2017.
No caso da economia alemã, o governo reviu recentemente o crescimento do PIB – Produto Interno Bruto – para 1,5%. As previsões anteriores apontavam para um crescimento de 1,4%. Já para 2018, as previsões são que a economia alemã venha a crescer 1,6%.
É de relembrar que a Alemanha registou um crescimento de 1,9% em 2016. Já em 2015, este foi de 1,7%.
Já o Banco de Portugal reviu as perspectivas de crescimento da economia portuguesa para este ano para 1,8%. Em 2018, o BdP prevê que Portugal tenha um crescimento de 1,7%.