Indústria Alemã em crescimento no final de 2016

Publicado:

O ano de 2016 trouxe vários indicadores extremamente positivos à economia alemã. No entanto, não foram só as exportações, importações e excedente da balança comercial que tiveram uma subida. Também a indústria alemã terminou o ano de 2016 com um balanço positivo.

O mês de dezembro veio trazer uma nota positiva à indústria alemã. Depois de, em novembro, ter-se dado uma quebra de 3,6% para o setor industrial, no último mês de 2016 o saldo voltou a ser positivo.

A indústria alemã teve um aumento de 5,2% em dezembro. Este crescimento é relativo ao mês anterior. Este aumento do número de encomendas surpreender especialistas e economistas, cuja previsão era apenas de 0,5%.

As informações foram avançadas pelo Ministério da Economia Alemão. A mesma fonte afirmou que este crescimento da indústria alemã foi “o mais acentuado dos últimos dois anos e meio”.

 

Zona Euro e procura interna ajudam crescimento da indústria alemã

Esta subida deveu-se, sobretudo, à forte procura tanto do mercado interno como da Zona Euro. No que toca à procura interna houve um crescimento de cerca de 6,7%.

Já os países que partilham a moeda única representaram 10% dos pedidos. No entanto, as encomendas do resto do mundo estagnou. No total, os pedidos provenientes do estrangeiro tiveram uma subida de cerca de 3,9%.

Para o Ministério da Economia Alemão, estes são indícios de uma reanimação da conjuntura económica da indústria alemã. O balanço do último trimestre de 2016 mostra uma subida de 4,3% em relação ao trimestre anterior.

Dentro das encomendas feitas, os bens de investimento, como máquinas e veículos, destacam-se com um aumento de 9,7. Já a procura de bens de consumo caiu.

Estes indicadores vêm consolidar o crescimento da economia alemã. O ano de 2016 finalizou com valores de exportações, importações e excedente da balança comercial a alcançarem novos recordes. O mês de dezembro ajudou a que a indústria alemã se juntasse ao conjunto dos diversos indicadores positivos.

Pesquisar