A Alemanha continua a mostrar sinais de um crescimento económico sustentável e contínuo. No segundo trimestre deste ano a economia alemã teve um crescimento de 2,1% face ao período homólogo.
O crescimento da economia alemã neste período apresenta uma melhoria face aos 2% registados no primeiro trimestre de 2017.
As razões para este crescimento foram apresentadas pela Bloomberg. Segundo a agência, a crescente procura interna está na origem destes valores.
A procura interna refere-se tanto o consumo privado como o público.
Os dados avançados pela Destatis – Instituto Nacional de Estatísticas Alemão – mostram que o consumo privado registou a maior subida desde 2011. O consumo das famílias e do governo também aumentaram de forma notável.
Para além da procura interna, outro fator apontado para o crescimento da economia alemã é o aumento do investimento.
Segundo a Destatis, este aumento do investimento deve-se, sobretudo, às componentes de “máquinas e equipamento, construção e outros ativos fixos”.
Na comparação trimestral, a Alemanha cresceu 0,6% em relação ao trimestre anterior. Este valor situa-se ligeiramente abaixo das previsões de 0,7% lançadas pelos analistas contactados pela Bloomberg. No primeiro trimestre, a economia alemã cresceu 0,7% face aos últimos três meses de 2016.
Apesar do valor mais baixo do que o esperado, o crescimento contínuo da economia alemã confirma a confiança do banco central Alemão.
Segundo o Bloomberg, a Alemanha deverá encerrar o ano de 2017 com um crescimento de 1,9%.
Durante os primeiros seis meses do ano, a Alemanha mostrou a continuidade do crescimento sólido da sua economia.
Economia alemã: importações em crescimento
Apesar do crescimento da economia alemã no segundo trimestre, nem tudo são boas notícias. No segundo trimestre deste ano, as importações alemãs cresceram a um ritmo mais elevado do que as exportações.
No entanto, o saldo da balança comercial continua a ser positivo e a destacar a Alemanha na economia mundial.
Este crescimento da economia alemã torna o país cada vez mais atrativo para as exportações das empresas portuguesas.
Quer começar a exportar para a Alemanha?