Economia Alemã em Crescimento no 2º Trimestre de 2017

Publicado:

A Alemanha continua a mostrar sinais de um crescimento económico sustentável e contínuo. No segundo trimestre deste ano a economia alemã teve um crescimento de 2,1% face ao período homólogo.

 

O crescimento da economia alemã neste período apresenta uma melhoria face aos 2% registados no primeiro trimestre de 2017.

 

As razões para este crescimento foram apresentadas pela Bloomberg. Segundo a agência, a crescente procura interna está na origem destes valores.

 

A procura interna refere-se tanto o consumo privado como o público. 

 

Os dados avançados pela Destatis – Instituto Nacional de Estatísticas Alemão – mostram que o consumo privado registou a maior subida desde 2011. O consumo das famílias e do governo também aumentaram de forma notável.

 

Para além da procura interna, outro fator apontado para o crescimento da economia alemã é o aumento do investimento.

 

Segundo a Destatis, este aumento do investimento deve-se, sobretudo, às componentes de “máquinas e equipamento, construção e outros ativos fixos”.

 

Na comparação trimestral, a Alemanha cresceu 0,6% em relação ao trimestre anterior. Este valor situa-se ligeiramente abaixo das previsões de 0,7% lançadas pelos analistas contactados pela Bloomberg.  No primeiro trimestre, a economia alemã cresceu 0,7% face aos últimos três meses de 2016.

 

Apesar do valor mais baixo do que o esperado, o crescimento contínuo da economia alemã confirma a confiança do banco central Alemão.

 

Segundo o Bloomberg, a Alemanha deverá encerrar o ano de 2017 com um crescimento de 1,9%.

 

Durante os primeiros seis meses do ano, a Alemanha mostrou a continuidade do crescimento sólido da sua economia.

Economia alemã: importações em crescimento

Apesar do crescimento da economia alemã no segundo trimestre, nem tudo são boas notícias. No segundo trimestre deste ano, as importações alemãs cresceram a um ritmo mais elevado do que as exportações.

 

No entanto, o saldo da balança comercial continua a ser positivo e a destacar a Alemanha na economia mundial.

Este crescimento da economia alemã torna o país cada vez mais atrativo para as exportações das empresas portuguesas. 

Quer começar a exportar para a Alemanha?

Pesquisar